quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dica de série


Enigmas da Medicina - Mystery Diagnosis

Esse programa mostra casos de diagnóstico difícil e ainda algumas doenças raras, com os relatos dos próprios pacientes, familiares e equipes médicas. Durante um episódio duas histórias são relatadas, com o uso de fotos, vídeos caseiros e animações esquemáticas que explicam a anátomo-fisiologia da doença. O relato é feito de forma seqüencial de modo a despertar o interesse e prender a atenção de quem assiste, que em determinado momento sente-se desafiado a entender a seqüência fisiológica da doença e a supor uma hipótese diagnóstica. Ao final da história a doença é revelada e o seu prognóstico, então, discutido.
Essa série mostra, para o médico, a importância de valorizar o histórico do paciente
e para esse a importância de consultar uma segunda opinião.
Enfim, é um programa muito interessante, não só para aqueles que são da área da saúde, mas também para o público em geral que não sentirá dificuldade em acompanhar as histórias, já que a série as apresenta de forma bastante explicativa.
Enigmas da medicina
Canal: Discovery home & health
Horário: segunda-feira às 21h e reprises aos sábados às 19h
confira o site oficial:
uma pequena amostra:

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Borra de café no combate à dengue


Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado :"O efeito da cafeína e da borra de café em Aedes aegypti", descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti. O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. "Quanto maior a concentração de cafeína, mais precoce é o bloqueio", explica a bióloga. Da mesma forma, a borra de café também mostrou sua eficácia: duas colheres de chá de borra diluídas em meio copo de água impedem o crescimento do mosquito já na segunda fase do ciclo. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4. Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto. A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus,garrafas, latas, caixas d'água etc.).

"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.


confira mais em:



domingo, 28 de outubro de 2007

Síndrome de tourett - a "síndrome do palavrão"

A síndrome de Tourette (ST) é uma patologia de comprometimento psicossocial que acarreta alterações significativas na vida dos seus portadores e respectivos familiares. A ST é um distúrbio genético, de natureza neuropsiquiátrica, caracterizado por fenômenos compulsivos, que, muitas vezes, resultam em uma série repentina de múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, durante pelo menos um ano, tendo início antes dos 18 anos de idade. Estes tiques podem ser classificados como motores e vocais, subdividindo-se, ainda, em simples e complexos. Os tiques motores simples caracterizam-se por movimentos abruptos, repetidos e sem propósito, envolvendo contrações de grupos musculares funcionalmente relacionados. Os tiques motores complexos são mais lentos, envolvem grupos musculares não relacionados funcionalmente e parecem propositais, incluem imitação de gestos realizados por outrem, sejam eles comuns (ecocinese) ou a realização de gestos obscenos (copropraxia). Os tiques vocais simples incluem, comumente, coçar a garganta e fungar, enquanto que os tiques vocais complexos compreendem o uso involuntário ou inapropriado de palavras chulas ou obscenas (coprolalia). o diagnóstico da ST é realizado através da presença de sinais e sintomas característicos e pela história de surgimento desses sintomas. Não existe, atualmente, nenhum teste laboratorial específico que confirme o diagnóstico da ST; o seu diagnóstico pode demorar muito, sendo os sintomas atribuídos comumente a algum transtorno psiquiátrico. No entanto, algumas características peculiares e o quadro clínico do paciente auxiliam no diagnóstico conclusivo da ST, onde sintomas como: a presença de múltiplos tiques motores e vocais, com início antes dos 18 anos de idade. Diversas evidências do envolvimento do circuito córtico-estriato-tálamo-cortical (CSTC) e seus sistemas de neurotransmissão, associados com as características clínicas e comorbidades presentes na ST, têm sido amplamente divulgadas na literatura. Do ponto de vista neuroquímico, diversas hipóteses sugerem o envolvimento do sistema dopaminérgico na patogênese da ST, visto que os neurolépticos, antagonistas da dopamina, são considerados efetivos no tratamento desta doença, por promover grande redução dos tiques. Por outro lado, os estimulantes como a cocaína causam exarcebação dos tiques . Com base nestes dados, a literatura sugere alguns mecanismos pelos quais o sistema dopaminérgico poderia estar envolvido, tais como, anormalidades na liberação de dopamina, hiperinervação dopaminérgica e a presença de receptores dopaminérgicos supersensíveis. Até o momento a ST não tem cura, sendo que o tratamento farmacológico é utilizado para o alívio e controle dos sintomas apresentados.

Um bom exemplo do quanto a ST atinge os seus portadores é o depoimento de um paciente por ela acometido:

“...Ter a Tourette é uma loucura, é como estar bêbado o tempo todo. Estar sob o efeito do haloperidol é monótono, faz a gente ficar sóbrio e quadrado, e nenhum dos dois estados é realmente livre. Vocês, ‘normais’, que têm os transmissores certos nos lugares certos, nas horas certas, em seus cérebros, têm todos os sentimentos, todos os estilos disponíveis o tempo todo – seriedade, leviandade, o que for adequado. Nós que temos a Tourette, não, somos forçados à leviandade pela síndrome e forçados à seriedade quando tomamos o remédio. Vocês são livres, têm um equilíbrio natural: nós temos de nos contentar com um equilíbrio artificial...”

leia mais em:

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/n4/218.html

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

XlV Meeting Médico de Natação



Convidamos Você e sua família para prestigiar o encerramento da semana dos médicos.
Compareçam no dia 26 de outubro no Clube Fênix Alagoana, às 20:00 h e participem do maior encontro de natação de médicos Brasileiros. Venham como atletas ou torcedores!
XlV Meeting Médico de Natação ; Agora com a inauguração do HEMOÁLCOOL- O Maior Banco de álcool da América Latina. Atendimento VIP / BB > Banco da Birita. Auco-Atendimento, no terminal eletrônico SINMED.
Inscrições abertas para os atletas ( médicos e estudantes de medicina ) retardatários até as 19:30 horas no Clube Fênix.
Sorteio de Brindes;
Entrega de medalhas;
Entrega de troféus para o atleta destaque do ano e para o pior nadador da humanidade,
Muita descontração.
Aquecimento: 19:30 h
Início previsto para as 20:00 h

sábado, 20 de outubro de 2007


EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA
Luís Fernando Veríssimo
(Quem agüenta tudo isso ??)


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que, aos bilhões, ajudam na digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e, enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (....por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando? Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher na cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésia.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal...
Tchau.... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Homenagem ao dia dos médicos - 18/10

Porque esse é o remédio que todos os médicos devem usar : AMOR

...tá tudo bem , não precisa exagerar tanto assim! ;)

Parabéns a todos aqueles que abraçaram essa profissão e que se dão por inteiro a ela. Acima de tudo parabéns a todos aqueles que, mais do que isso, realmente se importam com seus pacientes, que lhes confere carinho e atenção! Nós sabemos muito bem o quão importante, para aqueles que nos pedem ajuda, a conversa é; aliás, mais importante ainda do que conversar com seu paciente, é ouvir...portanto doutor, OUÇA seu paciente!!!! Como você mesmo gostaria de ser ouvido por sua amada na hora de uma declaração; ouça seu paciente como você gostaria de ser ouvido por um filho que se perdeu nas drogas; ouça seu paciente como você gostaria que seu pai, em seu ultimo suspiro diante do leito de morte, ouvisse você dizer pela última e talvez primeira vez: pai eu te amo!!!

Essa é a minha homenagem a esses profissionais e a essa profissão tão linda e; sobretudo, a minha forma de fazer vocês, médicos, lembrarem-se sempre do seu principal foco nessa profissão: O SEU PACIENTE!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dica de filme

O SEGREDO

O filme, baseado no livro homônimo de Rhonda Byrne, reúne histórias reais e os testemunhos de pessoas que transformaram profundamente suas vidas. Seja na saúde, nas finanças, nos relacionamentos, na erradicação das doenças, superação de obstáculos e na conquista de coisas consideradas impossíveis. O filme procura revelar a sabedoria dos homens e mulheres que já compreendiam o Segredo. Entre eles grandes cientistas, filósofos, músicos e escritores. O Segredo pode ser resumido na famosa "lei da atração" de acordo com a qual o mundo é sempre uma projeção da imagem que temos dele. Fica bem claro que devemos sempre pensar positivo, devemos visualizar o que queremos e entrar em sintonia com essa visualização de forma a produzirmos vibrações que se repercutam com as energias do universo atraindo para nós aquilo que desejamos. O filme passa, de uma forma entusiástica, a mensagem de que nós somos aquilo que pensamos e portanto devemos sempre mentalizar e acreditar na nossa capacidade de construir o melhor para nós e para quem nos rodeia.

É bem verdade que o filme mostra idéias valiosas, mas de forma exagerada, diria eu até algumas vezes vulgar. Tudo é espetacular demais, tudo é extraodinário; muitas vezes o filme tem um tom de lavagem cerebral, semelhante a uma "seita" ou algo do tipo; mas enfim, polêmicas à parte vale a pena conferir este filme/documentário que se tornou um "fenômeno" mundial e principalmente vale a pena assimilar a idéia principal do filme: pense positivo, pois você é o que você pensa!

sábado, 13 de outubro de 2007

Vacina contra o HPV



O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra.
A transmissão se dá predominantemente por via sexual.
Nas lesões mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.
Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado. Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento

A vacina :

A Vacina Quadrivalente contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus – o 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais e está indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade.
Conseguiu-se iden­ti­fi­car a parte prin­ci­pal do DNA do HPV (gene) que co­di­fi­ca para a fa­bri­ca­ção do cap­sí­deo viral (parte que en­vol­ve o ge­no­ma do vírus). De­pois, usando-se um fungo (Sa­ca­ro­mi­ces ce­re­vi­siae), entre outros sistemas, como células de inseto, se ob­te­ve ape­nas a “capa” do vírus que em tes­tes pre­li­mi­na­res mos­trou in­du­zir for­te­men­te a pro­du­ção de an­ti­cor­pos quan­do ad­mi­nis­tra­da em humanos. Essa “capa” viral é cha­ma­da de par­tí­cu­la se­me­lhan­te a vírus (em in­glês, virus like par­ti­cle – VLP). Na verdade, é um pseudo-vírus. O passo se­guin­te foi es­ta­be­le­cer a me­lhor quan­ti­da­de de VLP e tes­tar em hu­ma­nos na pre­ven­ção de le­sões in­du­zi­das por HPV.
As VLP imi­tam o HPV fa­zen­do com que o or­ga­nis­mo iden­ti­fi­que tal es­tru­tu­ra como um in­va­sor e pro­du­za con­tra ele um me­ca­nis­mo de de­fe­sa, de proteção.
A va­ci­na qua­dri­va­len­te con­tra HPV (MSD) está sendo pro­pos­ta em três doses, a saber, 0 dia, 60 dias e 180 dias. Após a ad­mi­nis­tra­ção, por via in­tra­mus­cu­lar, de dose de va­ci­na con­tra HPV acon­te­ce uma enor­me pro­du­ção de an­ti­cor­pos cir­cu­lan­tes (no san­gue pe­ri­fé­ri­co) e que se man­tém, em ní­veis ele­va­dos, du­ran­te anos.

Veja mais em:

http://www.uff.br/dst/Perguntas-sobre-vacina-contra-hpv.htm

http://drauziovarella.ig.com.br/

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

VII SEMANA ALAGOANA DE DIREITO MÉDICO, ÉTICA MÉDICA E BIOÉTlCA



Realização:

CREMAL
AMCA ( Associação dos Médicos Católicos de Alagoas )
Turma de medicina UFAL - 2006.2 ( "é nois na fita" )


Irmãos em Cristo, católico romano.
Médicos, estudantes, mestres, doutores,
Operários do direito. professores,
Missionários e filhos do Pai Soberano
A todos vocês convido e chamo
Prum encontro inesquecível e triunfal
De interesse filosófico, médico, legal
E religioso acima de tudo
Nos dias 17 e 18 de outubro
No auditório da sede do CREMAL
O dito evento será fenomenal
De cunhos científicos e pedagógicos
O ENCONTRO DE MÉDICOS CATÓLICOS
Tem uma inspiração celestial
A VII SEMANA tem igual
Criteriosa programação eclética
DE DIREITO MÉDICO, ÉTICA E BIOÉTICA
E palestrantes ilustres - "de primeira" .
Assim, Eu, Gerson Odilon Pereira
Recomendo essa boa dialética.

Gerson Odilon Pereira


QUARTA FEIRA(17/10): MANHÃ ( 8h )

Conferência1: Dignidade Humana, Ética e Biotecnologia

Conferência2: Bioética e Pesquisa em Seres Humanos

MesaRedonda 1: Desafios no campo da Bioética e do Direito Médico
Dr. Alberto Jorge C. de Balros. Al - Saúde: direito de todos e deverdo estado
Dr. Adriano Soares. Al . Etica e Escassez de Recursos na Saúde
Dr. Emanuel Fortes S. Cavalcante. Al . Ato Médico e Dignidade Humana
Dr.Gerson Odilon Pereira -Al - Políticas de Prevenção do Risco de Maus
Resultados em Saúde.


QUARTA- FEIRA(17/1O): TARDE

Mesa redonda 2 :Desafios no campo da Ética do início e do fim da vida
Dra.Márcia Rebelo de Lima-Al. Células Estaminais
Dra. larissa Acioly Pereira.AL -Abortamento
Dr.Cláudio Rodrigues Soriano-AL -Mortalidade Materno-lnfantil.
Dra.Hirtys Pinto Silva Cavalcante .AL -Intensivismo e Morte.

Conferência 3: O Direito à Autonomia e o Principio da Dignidade da
Pessoa Humana.

Conferência4: Saúde e Salvação

Conferência5: Eutanásia: Crime ou ato de amor


ENCONTRO ALAGOANO DE MÉDICOS CATÓLICOS

QUINTA- FEIRA(18/10): MANHÃ

Conferência5: Identidade e Ministério do Médico Católico

MesaRedonda3: Importância da FÉ na Prática Médica.

Conferência6: São Lucas : vida e legados

Conferência7: Jesus Cristo : um modelo de médico


QUINTA FEIRA(18/10): TARDE

Conferência8: Quem é meu paciente?

Conferência 9 :Desafios do Médico Católico no início do milênio

Interessados :

Estudante - R$ 30,00
Profissional - R$ 60,00

Informações :

Avha : (82) 9321 - 2005
Anderson : (82) 9981 - 2764
ou entre em contato comigo : thiago.roberto@gmail.com

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Que nem as putas


* será que alguem reconhece essa imagem?



Médico - Uma vida de puta !

Você trabalha em horários estranhos.
Que nem as putas!
Te pagam pra fazer o cliente feliz.
Que nem as putas!
Seu trabalho sempre vai além do expediente.
Que nem as putas!
Seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros iguais a você.
Que nem as putas!
Seu chefe tem um lindo carro.
Que nem as putas!
Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável.
Que nem as putas!
Mas quando você volta, parece saído do inferno.
Que nem as putas!
O cliente quer sempre pagar menos e que você faça maravilhas.
Que nem as putas!
Todo dia, ao acordar, você diz: 'NÃO VOU PASSAR O RESTO DA VIDA FAZENDO ISSO'.
Que nem as putas!
Se as coisas dão errado, é sempre culpa sua.
Que nem as putas!
Você sempre acaba fazendo serviços de graça para o chefe, os amigos e familiares.
Que nem as putas!
Apesar de tudo isso, você trabalha com prazer.
Que nem as putas!


Érico Veríssimo









Um pouco sobre o autor:

Não chegou a completar os estudos secundários devido à necessidade de trabalhar.
Estabeleceu-se com uma farmácia em Cruz Alta, mas não foi bem sucedido. Mudou-se então para Porto Alegre em 1930 disposto a viver de seus escritos e na capital gaúcha passou a conviver com escritores já renomados, como Mário Quintana. No ano seguinte foi contratado para ocupar o cargo de secretário de redação da Revista do Globo, da qual se tornaria editor. A partir de 1933 ministrou aulas de Literatura Brasileira na Universidade de Berkeley


Algumas de suas obras :


Olhai os lírios do campo – 1938
Saga – 1940
O resto é silêncio – 1943
O tempo e o vento (Trilogia - 1949-1961)



“Em geral quando termino um livro encontro-me numa confusão de sentimentos, um misto de alegria, alívio e vaga tristeza. Relendo a obra mais tarde, quase sempre penso ‘Não era bem isto o que queria dizer’.” (O escritor diante do espelho)


Veja mais em:

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Novo herói nacional



Taí a montagem, feita pelo "Eu podia tá matando" , que tá fazendo um tremendo sucesso na net. tem até gente ligando pro cara perguntando onde vende o boneco:





De acordo com as próprias palavras do mentor: "É um boneco super detalhado, vem com o uniforme preto do bope, várias armas e acessórios (inclusive um saco plástico). E o melhor de tudo é que quando você aperta o peito dele ele fala ( clica la na foto do boneco pra ver as frases)!"

kkk

De fato ficou muito bem feito ...acho até que depois dessa vão começar a fazer o boneco de verdade ( será?)

É incrível a visibilidade que esse personagem ganhou, sendo realmente considerado por muitas pessoas como um verdadeiro herói nacional ( "ideologia...eu quero uma pra viver" )...aliás quem são os atuais heróis brasileiros? hmmmm...."essa é pra pensar na cama".

Hoje decidi digitar "capitão nascimento" na busca do orkut e apareceram nada mais nada menos que 1000 resultados de comunidades relacionadas. Dentre essas:
Capitão Nascimento Presidente - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3097738
Capitão Nascimento, o mito! - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17275715
EU IMITO O CAPITÃO NASCIMENTO - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39217024


Sobre o heroísmo do Capitão Nascimento, Wagner Moura, ator que interpreta o personagem afirmou em recente entrevista :
"Se as pessoas estão fazendo essa leitura é um reflexo de alguma forma do pensamento político dessas pessoas ou de um caos generalizado que tenha levado às pessoas a acreditarem nisso"
Para o ator, o olhar dos personagens não deve ser confundindo com o olhar dos realizadores da produção.


Alguns comentários feitos por celebridades sobre o Capitão Nascimento e o BOPE:


Pega a vassora! Clodovil sobre Capitão Nascimento.

Darth Vader é o caralho, meu nome agora é Capitão Nascimento, porra! Darth Vader sobre Capitão Nascimento

Já botou mais de um milhão (de almas) na minha conta! Papa Bento XVI sobre Capitão Nascimento.

Você traiu o SISTEMA, véio! Dado Dolabella sobre Capitão Nascimento.

EU DESISTO SENHOR!!! Rambo sobre Treinamento do BOPE.

Fui treinado lá. Chuck Norris sobre BOPE.

Eu também. Jack Bauer sobre BOPE

Esses tiras barra pesada irão aprontar muitas confusões nessa cidade do barulho. Narrador da Seção da Tarde sobre BOPE

Eu não sei de nada! Lula sobre tortura do BOPE


confira mais em:
http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI1959425-EI1176,00.html
e tb no blog:
http://www.eupodiatamatando.com/
agradecimento:
valew Camila

domingo, 7 de outubro de 2007

Greve dos médicos de Alagoas

video
Recentemente - há cerca de um mês - nós, alunos da disciplina eletiva: comunicação em medicina, fomos desafiados a fazer um vídeo, por conta própria, de tema livre e com duração máxima de 3 minutos, para ser posteriormente apresentado e avaliado. Decidi então falar sobre a recém terminada greve dos médicos daqui de Alagoas ( pegando uma caroninha no meu pai, médico sindicalista ).
Tendo em vista o pouco tempo disponível para o vídeo, 3 minutos, procurei fazer um apanhado geral da greve, mostrando inicialmente ( através de fotos ) os motivos que levaram à greve. Logo após, segue-se uma breve entrevista e finalizando o vídeo mostro ( novamente através de fotos ) alguns momentos dos movimentos realizados pelos médicos e pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas, além da presença de alguns acadêmicos.
O processo de produção e montagem do vídeo foi, para mim, uma grande aventura, na verdade uma grande descoberta, pois nunca havia mechido em programas de edição de vídeo antes, e ao passo que ia apredendo os "segredos" gostava cada vez mais daquilo que estava fazendo. Enfim, apesar de ser um vídeo totalmente amador, gostei muito do resultado final, principalmente da trilha sonora que deu o clima necessário...
Dados do vídeo:
Duração : 2,56 min
Produção e edição : Thiago Moraes
Entrevistado : José Roberto de Moraes - médico cardiologista/ membro do SINMED-AL
Máquina utilizada: uma câmera fotográfica sony 4.1 mega pixels
Fotos da 1ª parte: todas tiradas na U.E. de Maceió
Trilha sonora:
1. Siebenbürgen - Delictum ( Vampiric/black metal com vocais femininos )
2. Sepultura - Refuse Resist

sábado, 6 de outubro de 2007

O objetivo da insanidade



INSANO


A loucura ou insânia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade - um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença.

Em algumas visões sobre loucura, não quer dizer que a pessoa está doente de mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.




SÃO


Todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jes ... êpa esse é outro tipo de "são", foi mal foi mal...

... adjetivo substantivo masculino ; a parte sã de qualquer coisa ou organismo;
a qualidade do que é ... perfeito



...sim mas,você deve estar pensando : "tá, ta bom...muito bem você ilustrou apenas o significado das palavras...e o objetivo? cadê o objetivo da insanidade, eu quero o objetivo!"

...eu então sinto-me na obrigação de responder : e desde quando a insanidade tem objetivo? aliás, do que lhe interessa saber o objetivo da insanidade?
Por acaso você tem pensamentos considerados "anormais" ? por acaso você está "excluído" na outra "semi" porção de algum sistema "semi-aberto"? ou ainda, você não foi salvo ou convertido tornando-se a coisa sã de qualquer parte?
...se você respondeu "sim" a 1 das 3 perguntas...hmmm ta fraco.
...se você respondeu "sim" a 2 das 3 perguntas...aeee aee ta melhorando
...maaaaaaaaaaaaas se você respondeu "sim" às 3 perguntas, parabéns, você é mais um com "Sanidade Insana"











Related Posts with Thumbnails